Sobre

O Epic – Estudos em Práticas Informacionais e Cultura é um grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, criado em 2013. Desde 2014, o grupo é pertencente ao Diretório de Grupos de Pesquisa – DGP do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq. Confira o espelho do grupo. Só podem participar do grupo estudantes e /ou pesquisadores que tenham sido orientados por um dos professores líderes ou coordenadores do grupo: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Carlos Alberto Ávila Araújo, Cláudio Paixão Anastácio de Paula e Eliane Cristina de Freitas Rocha.

As atividades do grupo são voltadas para a consolidação de uma perspectiva original de estudos sobre os sujeitos e suas relações com produtos, serviços e instituições de informação. Um dos seus elementos estruturantes é a busca por uma compreensão da ação humana não de uma perspectiva subjetivista, centrada nos indivíduos e suas escolhas e vontades, nem de uma perspectiva objetivista, centrada na estruturação a partir das regras e normas sociais independentes das consciências individuais; mas sim de um olhar analítico que se realiza “entre” essas duas dimensões, a partir justamente da ideia de “práxis” que fundamenta a proposta do grupo.

Também a noção de conhecimento é central, buscando-se superar uma visão acumulativa do processo de conhecer (calcado em ideias como “lacuna” e “estado anômalo) para um ponto de vista atento às tensões dialéticas entre os sujeitos e o real, por meio da noção de apropriação e também com o vínculo à categoria de cultura.

Assim, a proposta do grupo se localiza num campo já ocupado por outras tradições de estudo (“estudos de usuários”, “comportamento informacional”) mas com uma proposta distinta. Além disso, o Epic pretende ser espaço para o desenvolvimento de pesquisas sobre as mais variadas realidades empíricas, a partir de investigações de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e dos docentes, inclusive daqueles de outros países (Argentina, Espanha, Uruguai) que também fazem parte do grupo.

Imagem da fachada da Escola de Ciência da Informação
Fachada da ECI, onde se reúne o grupo que investiga práticas informacionais e cultura
Foca Lisboa / UFMG

Deixe uma resposta